Ensino Fundamental – Anos Iniciais

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o aluno é inserido em um espaço de inúmeros estímulos, que buscam não só despertar novas interações e criar conhecimentos, mas também ampliá-los por meio do trabalho com:

Nessa fase, o aluno desenvolve aspectos cognitivos e emocionais, ampliando o autoconhecimento em momentos lúdicos e contextualizados.

Por meio de metodologias ativas, o ensino centrado no aluno evidencia o canal de expressão, no qual o conhecimento é compartilhado e se torna significativo.

Os professores trabalham para proporcionar o desenvolvimento de cada criança como um ser único e coletivo, particular e global.

O aluno é estimulado a desenvolver o raciocínio lógico e crítico, a criatividade e a sensibilidade estética, e tem a oportunidade de aprender os conteúdos em interação com a realidade, construindo conhecimentos em grupo e aplicando-os no dia a dia, de forma dinâmica e prazerosa.

Projeto de Formação Humana
Por meio de diferentes áreas do conhecimento, busca-se a sensibilização para a formação de uma cultura de paz, responsabilidade, respeito e honestidade.
Gostar de Matemática
A aprendizagem matemática é construída a partir do envolvimento ativo dos alunos com o concreto, passando pela análise e atingindo as abstrações.
Incentivo ao Hábito de Estudo
As tarefas de casa constituem elemento importante para a prática diária do estudo e são valorizadas no Colégio Passo Certo.
Circuito de Aprendizagem
Por meio de atividades lúdicas, os alunos do 1º ano são estimulados em relação ao processo de alfabetização na Língua Portuguesa e de aprendizagem da Matemática.
Projeto de Leitura e Escrita
Os alunos fazem a leitura de várias obras literárias, contribuindo para o processo de letramento, para o desenvolvimento do gosto pela leitura e para a ampliação da linguagem e escrita textual.
Olimpíadas do Conhecimento
Os alunos participam das olimpíadas com o objetivo de ampliar seus conhecimentos por meio de competições pedagógicas como a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), a Olimpíada Canguru de Matemática e a OBEF (Olimpíada Brasileira de Educação Financeira).
Apoio Pedagógico
Atividades no contraturno, nas quais os alunos podem retomar conteúdos de base do ano de ensino em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática.
Feira do Conhecimento
Evento que objetiva tornar a aprendizagem das ciências uma experiência rica e instigante.
Aulas de Campo
Atividades pedagógicas vivenciadas em espaços diferenciados.
Ateliê de Artes
Conduzidas pelos professores de Arte, as propostas articulam a criatividade, o senso estético, a poesia e a colaboração por meio da exploração de diferentes técnicas.
Programas de Alfabetização para o 1º e 2º anos
Para os pais dos estudantes do 1º e do 2º anos, ofertaremos os programas de forma assíncrona, com sugestões de práticas relacionadas à linguagem oral, à leitura e à escrita. Para os alunos do 1º ano, o foco será na ampliação da compreensão sobre o sistema alfabético. Já para o 2º ano, o programa oferece a ampliação da compreensão sobre a produção textual.
Math
É apresentada em cinco áreas de conteúdo: número, geometria, medida, manipulação de dados e resolução de problemas.
Science
É apresentada em três áreas de conteúdo: Biologia, Química e Física. Por meio da investigação científica, os alunos aprendem de maneira lúdica.
Projects
A aprendizagem baseada em projetos (PBL) possibilita aos alunos acessar os conteúdos na busca de soluções para problemas do mundo real.
Global Perspectives
Disciplina inovadora que coloca o aluno em um contexto que simula um estudo acadêmico.
Maker
Aulas práticas que instiguem os alunos a desenvolver projetos “mão na massa”, envolvendo curiosidade, imaginação, pesquisa, formulação de hipóteses, construção e execução de projetos.
Exames internacionais
Ao final do 5º ano, os alunos realizam o exame A1 MOVERS de Cambridge, com o intuito de avaliá-los e prepará-los para os exames.