Ensino Fundamental – Anos Finais

Com tecnologias e métodos inovadores, o Ensino Fundamental – Anos Finais trabalha com o aprendizado dinâmico, despertando o interesse pelo conhecimento e estimulando o hábito de estudo diário, tendo o aluno como agente de sua própria aprendizagem. Ao mesmo tempo, incentiva o esporte, a cultura e a formação de valores.

Os professores trabalham o desenvolvimento de cada estudante como um ser único. Acima de tudo, a proposta pedagógica tem como foco a formação integral do aluno, trabalhando para:

Incentivo à pesquisa
A pesquisa é elemento fundamental da aprendizagem e fortalece o protagonismo do aluno na sua relação com os saberes. O Colégio Passo Certo promove dois eventos a fim de reunir os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes: a Feira do Conhecimento e a MOBIPE (Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo), filiada à Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), maior feira de ciências do país, promovida pela Universidade de São Paulo (USP).
Geo+
Ensina o conteúdo de Geografia por meio de desafios e tarefas que buscam unir a vivência do aluno às teorias.
Projeto de Leitura e Escrita
Estudantes leem obras diversas que permitem a reflexão sobre aspectos linguísticos e temas associados às áreas do conhecimento.
Olimpíadas do Conhecimento
Os alunos participam de diversas olimpíadas, como a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e a Olimpíada Canguru de Matemática.
Maker (Projeto CriativaMENTE)
Aulas práticas que instigam os alunos a desenvolverem projetos “mão na massa”, envolvendo curiosidade, imaginação, pesquisa e formulação de hipóteses.
Incentivo ao Hábito de Estudo
As tarefas diárias e as avaliações semanais constituem elementos importantes para a prática diária do estudo.
Apoio Pedagógico
Atividades extraclasse para retomar conteúdos em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática.
Simulados Enem
Como forma de preparar os alunos para o Ensino Médio, os estudantes do 9º ano participam de um simulado Enem ao fim do Ensino Fundamental.
Aulas de Campo
Atividades desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento fora do ambiente escolar, a fim de promover experiências práticas para os estudantes.
Global Perspectives
Disciplina inovadora, que coloca o aluno em um contexto que simula um estudo acadêmico.
Science
Os conhecimentos de Biologia, Física e Química são discutidos a partir do questionamento científico.
Mathematics
Os principais conteúdos da Matemática são apresentados a partir da resolução de problemas.
Social Emotional Learning
Sensibilização para a formação de uma cultura de paz, responsabilidade, respeito e honestidade, entre outros valores.
Exams Preparation
Aulas focadas no preparatório para os exames de Cambridge em suas diferentes habilidades: reading, writing, listening e speaking. Ao fim do 6º ano, os alunos realizam o exame A2 Flyers e, ao fim do 9º ano realizam o exame B2 - First, ambos de Cambridge.