Ensino Médio

No Ensino Médio do Colégio Passo Certo, as aulas proporcionam aos alunos uma formação integral com um ensino forte. Com tecnologias e métodos inovadores, trabalhamos com o aprendizado dinâmico, a fim de despertar o interesse pelo conhecimento e estimular o hábito de estudo diário, o que permite ao aluno ser o agente de sua própria aprendizagem.

AQUI, LER FAZ PARTE DO DIA A DIA

Durante o ano, por meio da escrita semanal de produções textuais e de um programa multidisciplinar de leitura, o Colégio Passo Certo busca promover a criticidade e garantir ao aluno que se expresse de modo produtivo, claro e consciente. Aprimorar a produção escrita é essencial para a aprovação nos vestibulares, por isso, desenvolver o hábito da leitura e oportunizar o debate são mecanismos fundamentais desse processo.

TEMAS QUE MOVIMENTAM O MUNDO

Nas diferentes áreas do conhecimento, os alunos entram em contato com assuntos do mundo contemporâneo, desenvolvendo o senso crítico, a concentração, o raciocínio, a empatia e habilidade para a tomada de decisões.

PREPARAÇÃO PARA OS VESTIBULARES E FORMAÇÃO PARA A VIDA

Durante o ano letivo, os alunos são submetidos a quatro simulados externos dos exames oficiais, além das provas regimentais elaboradas pela equipe docente. Essas avaliações almejam desenvolver algumas habilidades importantes para o vestibular.

Exames internacionais
Ao final da 2ª série do Ensino Médio, os alunos realizam os exames Language (exame C1 Advanced de Cambridge) e Global Perspectives (exame AS Level Global Perspectives de Cambridge).
Sarau Literário
O evento, desenvolvido pela área de Linguagens, reúne música, dança, poesia, teatro e cinema, estimulando os alunos a participar em diferentes modalidades de apresentação.
Posimusic
O evento incentiva os alunos da 2ª série a produzir clipes musicais, orientados pelos professores de Língua Inglesa.
Elective
Componente curricular ministrado remotamente em Língua Inglesa.
Cambridge Journey
Uma jornada pela língua inglesa composta de dois momentos: primeiro, aulas de Língua Inglesa que preparam os alunos para os exames internacionais de proficiência por Cambridge Assessment English. Depois, aulas de Global Perspectives, uma disciplina única que, de maneira transdisciplinar, prepara os alunos para lidar com temas relevantes da sociedade e do mundo atual (vacinas, mudança climática, etc.) ao mesmo tempo em que foca em habilidades essenciais para o século 21 (cooperação, pensamento crítico, formulação de hipóteses, etc.). Ao final da 2ª série, os alunos são convidados a prestar exames internacionais de nível acadêmico.
PosiDicas
Por meio de lives, rodas de conversa, podcasts, entre outros meios de se comunicar, os alunos têm acesso a conteúdos voltados à atualidade, aos vestibulares e ao Enem.
Dia Temático/Solidário
O Dia Temático está vinculado a uma ação social, como doação de livros, roupas ou chocolates às instituições parceiras. Nesse dia, os alunos participam das aulas caracterizados.
Física na prática
Projetos que aplicam conceitos teóricos à prática e dão sentido a fórmulas e cálculos.
Revisa aí
Semanalmente, durante o período de aulas, o Colégio Passo Certo disponibiliza vídeos com revisões curtas, explicativas e dinâmicas dos assuntos essenciais da semana, das matérias de Biologia, Física, Matemática, Química e Redação.
Assistência Pedagógica on-line
Aulas para assistência on-line, distribuídas ao longo da semana, nas áreas de Linguagens, Natureza e Matemática. Os professores ficam à disposição do aluno para tirar dúvidas e reforçar o plano de estudo com exercícios, análises e correções.

Novo Ensino Médio

O Ensino Médio, além de representar a fase de escolha da profissão e de realização do vestibular, é o início de uma vida de mais responsabilidades para o estudante. O Colégio Passo Certo entende que esse período de transição exige um olhar diferenciado e focado na construção de um ser humano íntegro. Por isso, aumentamos as opções de projetos específicos para os estudantes que vão além das matérias curriculares. Mais do que bons alunos, formamos bons seres humanos!

Além das matérias que compõem a Formação Geral Básica, a matriz curricular do Ensino Médio contempla os Itinerários Formativos.

PROJETO DE VIDA

Itinerário que está relacionado ao desenvolvimento de competências socioemocionais que oportunizam o percurso do aluno em termos acadêmicos, profissionais e emocionais. Nesse Itinerário, o aluno está no centro do processo e será auxiliado na tomada de decisões sobre objetivos pessoais, bem como na busca por escolhas conscientes que influenciarão sua vida pessoal e profissional.

ATIVIDADES INTEGRADAS

Itinerário que visa à participação de áreas de conhecimento distintas, almejando levar o estudante à compreensão de questões fundamentais como o cuidado com o meio ambiente – começando com o seu entorno – educação financeira, autocuidado, tecnologias digitais, multiculturalismo, aprendizagem intercultural, relativismo cultural, respeito à alteridade, cultura de paz, cidadania.

A grade curricular do Ensino Médio contempla três disciplinas eletivas, que são opcionais e ofertadas no contraturno do horário da aula.

GRUPO DE ESTUDOS

Atividades voltadas aos principais vestibulares da região: resolução de exercícios, discussão de obras literárias, entre outras ações.

PROJETO DE VOLUNTARIADO

O programa Sorrir é o Melhor Remédio atende hospitais, lar de idosos, creches, entre outras instituições da região. Os alunos que participam do projeto se envolvem na busca de melhorias para a vida de quem convive nessas instituições.

PREPARATÓRIO PARA OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

A participação em Olimpíadas do Conhecimento é uma forma de estimular o estudo e o protagonismo dos estudantes e de incentivar o trabalho voltado à pesquisa científica. Em vista disso, o Colégio Passo Certo oferece aulas preparatórias para os alunos realizarem as provas.