Feira do Empreendedor

Evento realizado anualmente, onde os alunos apresentam as empresas criadas na disciplina de Empreendedorismo.

No Passo Certo, os alunos têm a oportunidade de participar da Feira do Empreendedor, evento realizado anualmente, em geral no fim de setembro. Na ocasião, eles apresentam às famílias e à comunidade escolar as empresas que criaram em equipe com base em conhecimentos adquiridos na disciplina de Empreendedorismo, oferecida como atividade extracurricular.

Plano de ação

Para que tudo dê certo no dia do evento, os jovens empreendedores elaboram, meses antes, um criterioso plano de ação, no qual reúnem as estratégias e as informações relacionadas à empresa e ao produto ou serviço que pretendem vender. Esse documento é organizado após o estudo de conceitos importantes do Empreendedorismo, como:

• orçamento
  • cálculo de custo e de lucro
  • precificação de produtos
  • divisão de tarefas e trabalho em equipe
  • público-alvo
  • estoque e quantidade

Ou seja, a Feira do Empreendedorismo é o momento em que os alunos colocam em prática o que foi aprendido na teoria. Para estimular o senso de responsabilidade, eles ficam inteiramente responsáveis por organizar seu espaço (as “lojinhas”) no dia da feira e por determinar as funções de cada membro da equipe.

Preparação para a feira

De julho a setembro, os estudantes contam com uma consultoria oferecida pela professora, que tira dúvidas relacionadas, por exemplo, ao orçamento, aos cálculos de custo, à quantidade de produtos e às estimativas de lucro. Assim, eles são constantemente orientados para que atinjam os objetivos pré-estabelecidos.

Feira do Empreendedor 2019

Em 2019, todos os grupos que participaram da Feira do Empreendedor obtiveram lucro. Produtos (a maioria alimentícios) e serviços (barraca de pescaria, por exemplo) foram comercializados, e familiares, amigos, professores e funcionários da escola participaram ativamente.

No fim do evento, uma equipe foi selecionada para contabilizar o valor total do caixa de cada grupo, que ficou guardado na escola. Posteriormente, nas aulas de Empreendedorismo, os alunos realizaram cálculos, de acordo com as notas fiscais e suas anotações, das despesas – cujo valor retornou para cada um eles – e do lucro total – que foi dividido igualmente entre os membros da equipe.

Para finalizar o projeto, os estudantes fizeram um balanço do desempenho de cada grupo, ouvindo a opinião dos colegas, críticas e sugestões. A Feira do Empreendedor é mais uma entre outras atividades desenvolvidas na disciplina de Empreendedorismo no decorrer do ano letivo.